Regulamento do Poker

REGULAMENTO DE TORNEIOS DE POKER – JAN/2014 



Este é o regulamento de torneios de poker da ADTP. Ele segue o padrão internacional de regulamento da TDA. A ADTP é composta de profissionais de salas de poker de todo o Brasil cujo objetivo é redigir um conjunto de regras padronizadas para torneios de poker. As regras da ADTP a seguir complementam as “regras da casa” deste torneio. 

 CONCEITOS GERAIS 

1. EQUIPE DE SUPERVISÃO / FLOOR: A equipe de supervisão deverá considerar o melhor interesse da disputa e a justiça como maiores prioridades no processo de tomada de decisão. Circunstâncias incomuns podem exigir que uma decisão, no interesse da justiça, tome precedência sobre as regras técnicas. A decisão do pessoal de direção e supervisão do torneio é final. 

2. RESPONSABILIDADE DO JOGADOR: É responsabilidade dos jogadores: conferir os dados de sua inscrição e designação de assentos; proteger as suas cartas; tornar as suas intenções claras; acompanhar a ação da mesa; agir na sua vez; defender o seu direito de agir; manter suas cartas visíveis; manter suas fichas empilhadas corretamente; permanecer à mesa quando com uma mão viva; fazer-se ouvir quando houver um erro acontecendo; mover-se para outra mesa rapidamente; respeitar à regra de “um jogador por mão”; conhecer e respeitar as regras; seguir a etiqueta apropriada e, em geral, contribuir com a organização do torneio. 

3. TERMINOLOGIA OFICIAL PARA TORNEIOS DE POKER: Termos de apostas oficiais são declarações simples, inconfundíveis, feitas em momento oportuno, como: bet (aposta), raise (aumento), call (pagamento), fold (desistir), check (mesa), all-in (todas as fichas), pot (apenas na modalidade pot-limit), e completar. Termos regionais podem atender este padrão. O uso de linguagem não-padrão é de responsabilidade do jogador, pois pode resultar em uma decisão diferente do pretendido por ele. É responsabilidade do jogador tornar as suas intenções claras. Veja regras 36 e 44. 

4. COMUNICAÇÃO: Os jogadores não podem falar ao telefone enquanto estiverem à mesa de poker. Regras da casa se aplicam a todas as outras formas de dispositivos eletrônicos. 

5. LÍNGUA OFICIAL: Para torneios realizados no Brasil será permitida a utilização do português e do inglês enquanto sentado à mesa.

ACOMODANDO JOGADORES; DESFAZENDO E BALANCEANDO MESAS 

6. ACOMODAÇÃO ALEATÓRIA E CORRETA: Assentos de torneios e satélites serão designados aleatoriamente. Um jogador que comece o torneio em um assento errado e com o montante correto de fichas será movido para o lugar correto e levará seu stack atual. 

7. ALTERNATES, REGISTRO TARDIO E REENTRADAS: Os jogadores em alternates, registros tardios e reentradas receberão stacks completos. 

8. NECESSIDADES ESPECIAIS: Acomodações para jogadores com necessidades especiais serão feitas quando possível. 

9. DESFAZENDO MESAS: Jogadores de uma mesa que foi desfeita preencherão assentos vazios e assumem os direitos e responsabilidades da nova posição. Podem preencher qualquer assento, incluindo o big blind, small blind ou o botão. O único lugar no qual não receberão uma mão é quando ocuparem um lugar vazio entre o botão e o small blind. 

10. BALANCEANDO MESAS: 

 A) Em jogos de flop e modalidades mistas, ao balancear as mesas, o jogador que será o próximo big blind será movido para a pior posição, incluindo sendo big blind sozinho se necessário, mesmo que isto signifique que o assento terá o big blind duas vezes. A pior posição nunca será o small blind. Em eventos de Stud os jogadores serão movidos por posição (a última posição vazia será a primeira a ser preenchida). 

 B) Em modalidades mistas (por exemplo, HORSE), quando o jogo mudar de Hold’em para Stud, ao final da última mão de Hold’em o botão será movido para a próxima posição como se a mão continuasse de Hold’em e então será paralisado durante o nível de Stud. O jogador movido durante o nível de Stud será aquele que seria o big blind caso a mão fosse de Hold’em. Quando a modalidade retornar ao Hold’em o botão deve estar na posição na qual foi paralisado. 

C) A mesa de onde o jogador será movido será especificada por procedimento predeterminado. O jogo deverá ser paralisado em mesas que tenham 3 ou mais jogadores a menos que as demais. 

D) Em eventos com mesas completas, o jogo deverá ser paralisado em mesas que tenham 3 ou mais jogadores a menos que a mesa com o maior número de jogadores. Em outros formatos (ex: 6-handed e turbos) o jogo será paralisado à critério da direção. O fato de não paralisar o jogo não será motivo para um misdeal e os DTs poderão eleger não paralisar uma mesa à seu critério. À medida que o evento progride, quando administrável e apropriado para o tipo de jogo, as mesas serão mantidas o mais bem equilibradas possível. 

11. NÚMERO DE JOGADORES SUGERIDOS NA MESA FINAL: Mesas finais terão o número de jogadores em uma mesa cheia para o evento mais um jogador. (Ex: eventos 9-handed terão 10 na mesa final, Stud 8-handed terão 9, 6-handed terão 7, etc.) Nenhuma mesa final terá mais de 10 lugares. Esta regra não se aplica a eventos heads-up.


POTES / SHOWDOWN 

12. DECLARAÇÕES. CARTAS FALAM NO SHOWDOWN: As cartas falam para determinar o vencedor. Declarações verbais sobre o conteúdo de uma mão não comprometem no showdown; contudo, qualquer jogador que deliberadamente declarar de forma errônea uma mão poderá ser penalizado. Qualquer jogador, na mão ou não, deve falar se ele acha que um erro está sendo feito na leitura de mãos. 

13. ABRINDO AS CARTAS E INVALIDANDO MÃOS VENCEDORAS 

A) No showdown, um jogador deve colocar todas as suas cartas na mesa para que o dealer e os jogadores possam ler a mão de forma clara. "Todas as cartas" significa que ambas as cartas em Holdem, todas as quatro cartas da mão em Omaha, todos as 7 cartas em 7-stud, etc. Dealers não podem matar uma mão que foi mostrada e obviamente é a mão vencedora. 

 B) Se um jogador não mostra totalmente as suas cartas, e então as entrega fechadas pensando que ele ganhou, ele o faz por sua conta e risco. Se as cartas não são 100% identificáveis e a direção decidir que a mão não pode ser claramente lida, o jogador não tem direito ao pote. A decisão do DT sobre se a mão foi suficientemente apresentada é final. 

14. CARTAS VIVAS NO SHOWDOWN 

A) Se a casa não tem uma linha delimitadora ou regra de movimento para a frente no showdown, empurrar para frente as cartas fechadas não as mata automaticamente, um jogador pode mudar de ideia e mostrar as cartas se elas permanecem 100% identificáveis. No entanto, as cartas estão em risco de serem mortas pelo dealer quando ele as empurra para o monte. 

B) Se uma linha delimitadora ou regra de movimento para a frente está em vigor, as normas da casa se aplicam. 15. ABRINDO AS CARTAS PARA ALL-INS: Todas as cartas de todos os jogadores que chegarem ao showdown devem ser viradas para cima (abertas) imediatamente quando ao menos um jogador está all-in e todas as ações de todos os outros jogadores na mão estiverem encerradas. 

16. ORDEM DO SHOWDOWN: Em um showdown sem jogadores all-in, quando as cartãos não são espontaneamente expostas, o DT deverá aplicar a ordem do showdown. O jogador que fez a última ação agressiva na última rodada de apostas (última street) será o primeiro a revelar suas cartas. Se não houve apostas na última rodada de apostas, o jogador que seria o primeiro a falar na rodada de apostas deverá mostrar suas cartas primeiro (i.e. primeiro assento à esquerda do botão em jogos de flop, mão alta em stud, mão baixa em razz, etc.). Exceto em casos em que as regras da casa exijam que uma mão seja mostrada na ordem do showdown, um jogador pode decidir não mostra-las. 

17. JOGANDO COM AS CARTAS COMUNITÁRIAS NO SHOWDOWN: Cada jogador deve mostrar todas as suas cartas quando jogando com as cartas comunitárias para concorrer ao pote. 

18. SOLICITANDO VER UMA MÃO: A não ser que as regras da casa ditem o contrário, jogadores que não estejam mais com as suas cartas no showdown ou que as tenham entregado fechadas ao dealer sem exibi-las, perdem o direito ou privilégio que venham a ter de pedir para ver outras mãos. Mãos que são exibidas a pedido de outro jogador são consideradas vivas e concorrem ao pot.

19. CONCEDENDO FICHAS INDIVISÍVEIS: A Fichas indivisíveis serão divididas nas menores denominações possíveis. Em jogos de flop quando houver 2 ou mais mãos altas ou duas ou mais mãos baixas, a ficha indivisível irá para o primeiro jogador à esquerda do botão. Em stud high, razz, e se houver duas ou mais mãos high ou low em stud/8, a ficha indivisível irá para a carta mais alta, por naipe, na melhor mão de 5 cartas. Em jogos H/L, a ficha indivisível no pot total irá para o pot high. 

20. POTES PARALELOS: Cada pote paralelo será separado na mesa. 

21. POTES CONTESTADOS: O direito de contestar o resultado de uma mão termina quando uma nova mão é iniciada. Veja regra #22. PROCEDIMENTOS GERAIS 

22. NOVA MÃO E NOVOS LIMITES : Quando o tempo de nível terminar e um novo nível for anunciado por um membro da organização, o novo nível será aplicado na próxima mão. Uma mão é iniciada com o primeiro riffle do baralho. Caso seja usado um embaralhador automático, a mão é iniciada quando o botão verde é pressionado.

Baixe o arquivo completo em: http://www.adtp.com.br/regulamento.html

              

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